top of page

Teorias da Comunicação e sua transmissão de informações

SILVA, Sandro Takeshi Munakata da. Panorama das Teorias da Comunicação IN SILVA, Sandro Takeshi Munakata da. Teorias da comunicação nos estudos de relações públicas, [recurso eletrônico], Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011, p. 8 – 43 (disponível em  http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/teoriasdacomunicacao.pdf )

Teorias da Comunicação no Estudo de Relações Públicas é um livro de Sandro Takeshi Munakata da Silva. O escritor é formado em Processos Gerenciais pela EBAPE/FGV e também em Relações Públicas pela Faculdade Casper Líbero. Além das graduações, Silva é pós-graduado em Comunicação Empresarial pela UMESP e também é Mestre em Comunicação pela USCS.

 

O livro é dividido em três capítulos. No primeiro o autor faz um apanhado geral sobre as Teorias da Comunicação e seu uso na sociedade. No segundo, ele trata sobre as Teorias em Relações Públicas. No último capítulo, ele trata sobre a aproximação dos Estudos Teóricos de Relações Públicas e as Teorias de Comunicação.

 

No estudo, o escritor apresenta referências externas de outros autores, para que o leitor tenha mais facilidade em compreender os aspectos abordados. A obra é frequentemente procurada por estudantes, profissionais e especialistas da área de comunicação, por conter ideias mais definidas para a construção de uma teoria, além de ensinar com precisão a criação delas.   

 

Nomeado por “Panoramas das Teorias da Comunicação”, o primeiro capítulo apresenta questões que originaram as Teorias de Comunicação. O Paradigma Matemático Informacional, o qual abordaremos com mais clareza nesse blog, debate acerca da tentativa de se compreender e aperfeiçoar a transmissão e troca de informações entre as pessoas. São estudados nesse paradigma, a Teoria da Informação e a Cibernética. A primeira, lida com sistemas de informação, transmissão de dados, criptografia, codificação e ruídos. Já a Cibernética tem como objetivo desenvolver uma linguagem acessível e uma série de técnicas para enfrentar o controle das comunicações em geral.

 

Além deste, ainda há vários outros paradigmas que são fragmentados em teorias. Temos o Paradigma Funcionalista Pragmático, que tem como ponto central a tentativa em compreender a sociedade segundo as suas trocas e relações sociais; o Paradigma Crítico, este nos faz refletir sobre temas como: cultura, ética, psicologia e a psicanálise de Freud, aqui concentram-se conceitos como marxismo e a questão da ideologia que detém os meios de comunicação, ou se utilizam dele para benefícios próprios.

 

Ainda no mesmo capítulo, encontramos o Paradigma Midiológico Tecnológico que expõe a cultura em várias formas, focando na evolução técnica dos meios e das tecnologias da informação, o Paradigma Culturológico, nele temos como proposta a compreensão da forma com que a cultura de massa influencia as estruturas da sociedade e também o Paradigma Linguístico Semiótico, neste, a premissa é a compressão do conteúdo das mensagens a partir de teorias ligadas ao seu estudo.

 

O autor, Silva, expõe que as teorias da comunicação evoluem, isso indica a necessidade de estabelecer critérios e metodologias para a elaboração de novos estudos. Segundo ele, o livro serve como apoio para um debate maior em torno das teorias da comunicação, pois as existentes servem como diretrizes para a criação de novos estudos que possam ser desenvolvidos.

 

Aqui, no blog, utilizaremos esse texto como base para a elaboração de outras teorias correlacionadas com as matérias que temos em sala de aula, fica o convite para quem quiser nos acompanhar pelas Teorias da Comunicação Social.

POSTS RECENTES

Curta

© 2016 - Todos os Direitos Reservados - FALÔ!

bottom of page